Bichectomia ou Lipoplastia

Técnica Exclusiva Per Facere



 


Bichectomia


A Bichectomia ou Lipoplastia, é um procedimento cirúrgico, que reduz o tamanho das bochechas, e deixa o rosto com um aspecto mais fino.

 
 
Ainda não há um consenso de qual é sua real função no corpo humano, mas acredita-se que elas possuem papel fundamental no processo de amamentação. Elas seriam responsáveis por impedirem que a mucosa da boca encoste uma na outra durante o processo de sucção do bebê.

Ao mesmo tempo, estão localizadas próximo a estruturas importantes da região da face, como ramos terminais do nervo facial e vasos sanguíneos.

Para que serve a Bichectomia?

A principal função do processo é a remoção das bolas de Bichat, com o objetivo que assim a zona das bochechas fique mais “magra”, deixando o rosto como um todo mais fino e alongado.

Além dessa finalidade, a cirurgia é recomendada para aquelas pessoas que apresentam traumas na mucosa da bochecha. Isso ocorre, normalmente, porque a bochecha é muito grande e então o paciente acaba mordendo a região, o que fica evidenciado pelo aparecimento de uma linha branca e bem marcada no interior da boca.

Como é feita?

A bichectomia é uma cirurgia bem simples que dura entre 30 minutos à 1 hora para ser realizada. A cirurgia deve ser feita com anestesia, seja ela local ou geral, porém o uso de sedação não é uma regra.

O corte é feito na área interna da boca, acima do segundo molar superior, e costuma ter uma extensão entre 1 e 4 centímetros.

Ao pressionar o lado externo da bochecha, o cirurgião fará com que a gordura atravesse o corte. Na sequência, uma pinça é utilizada e é nesse momento que a bola de Bichat é removida.
Os pontos feitos para o fechamento do corte podem ser do tipo absorvíveis e, portanto, não precisam ser retirados. Já no caso dos pontos normais, a remoção deve ser feita 7 dias após o procedimento.

Para quem é indicada?

A cirurgia de bichectomia é indicada para pessoas que possuem o rosto muito arredondado, bochechas muito grandes, o volume do rosto pouco definido e, é claro, que se incomodam com essas características.

Há também aquelas que não possuem definição na mandíbula, e apresentam um pouco de gordura na papada e no pescoço, assim acabam não tendo o ângulo da mandíbula.